SECRETÁRIA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS
MATRÍCULA
AVALIAÇÃO
COLAÇÃO DE GRAU
SECRETÁRIA
Setor responsável pelos processos internos relacionados a vida acadêmica do aluno desde seu ingresso até a conclusão do curso, tais como processamento de matrícula, alterações curriculares, expedição de documentos diversos, etc
Responsável: Eneida Corrêa de Souza Campos
E-mail: secretariafaculdade@granbery.metodista.br
Telefone: (32) 2101-1867
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS
- CURRÍCULO
Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja integralização dará direito ao correspondente diploma ou certificado.
- DISCIPLINA/MÓDULO
Conjunto de conhecimentos ou técnicas correspondentes a um programa de estudos e atividades, que se desenvolvem em determinado número de horas/aula, distribuídas ao longo do período letivo. O programa da disciplina/módulo é elaborado pelos professores e aprovado pelo Departamento.
- REGIME DE ESTUDOS
O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. Eventualmente, aceita-se matrículas por disciplina/módulo, em casos de matrículas por transferências ou de portadores de cursos superiores.
- PERÍODO LETIVO
Abrange, no mínimo, cem dias de atividades escolares. Na Faculdade Metodista Granbery, o período letivo é estruturado para contemplar um mínimo de 20 semanas.
- HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
- CENTRAL DE ATENDIMENTO INTEGRADO/SECRETARIA ACADÊMICA – Atendimento externo: Segunda a sexta-feira, de 9h20 as 21h.
- Formas de Ingresso
a) Processo Seletivo: é a forma legal de acesso dos concluintes do ensino médio ao curso de graduação.
b) Transferência externa: matrícula de aluno egresso de curso superior de instituição congênere. Depende da existência de vaga e obedece a normas e critérios da Faculdade, regulamentados em Resolução específica.
Obs.: a transferência de aceitação obrigatória independe de vaga e destina-se a servidor público civil ou militar (e a seus dependentes) removido ex-offício.
c) Transferência interna: mudança de um curso para outro da própria Faculdade.
d) Portadores de Diploma de Graduação: havendo vagas remanescentes do processo seletivo, a Faculdade pode receber diplomados em cursos de graduação.
e) Matrícula em disciplina/módulo isolada.
Todas as formas de ingresso dependem de critérios e prazos instituídos pelas normas e pelo calendário da instituição.
MATRÍCULA
a) Matrícula Inicial: ato formal de vinculação à Faculdade, após realização de processo seletivo, por transferência e de portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC.
b) Renovação de Matrícula: para manter seu vínculo ao curso e à Faculdade, o aluno deve renovar sua matrícula todos os semestres de acordo com as datas estipuladas no Calendário Escolar. A não renovação da matrícula implica em abandono de curso. Para recuperação do vínculo é necessário que o(a) acadêmico(a) faça novo processo seletivo na instituição.
c) Trancamento de matrícula: no caso de necessidade de interrupção temporária de seus estudos, o aluno deve solicitar à Faculdade a manutenção de sua vaga no curso. O trancamento poderá ser de até 04 (quatro) períodos letivos consecutivos ou não e, deverá ser requerido no prazo estipulado no Calendário Escolar.
d) Cancelamento: ato de desligamento da Faculdade. A matrícula é cancelada nos seguintes casos:
– a requerimento do interessado;
– por aplicação de pena disciplinar;
– por ter ultrapassado o prazo máximo de integralização do curso;
– por falta de entrega dos documentos necessários para matrícula.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
A avaliação do aproveitamento dos (as) discentes em cada disciplina/módulo será registrado atribuindo-se uma nota expressa em grau numérico de 0(zero) a 10(dez), com aproximação até décimos.
O resultado do aproveitamento em cada disciplina/módulo será obtido a partir dos resultados alcançados nos instrumentos utilizados, segundo o critério estabelecido pelo(s) docente(s), que pode ser um dentre os seguintes:
I – Peso, com um total de 10 pontos no período letivo;
II – Porcentagem, com um total de 10 pontos no período letivo;
III- Valor absoluto, com um total de 10 pontos no período letivo.
O critério de aprovação do discente consiste no binômio nota e frequência. Será necessário atingir nota mínima de 6,0 (seis) e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência da carga-horária do módulo/disciplina, compreendendo esta como presencial e, quando houver, virtual.
FREQUÊNCIA
A frequência às aulas e demais atividades escolares, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas. Independente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado no módulo/disciplina, o(a) estudante que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% das aulas e demais atividades programadas de cada módulo/disciplina do curso.(LDB e Resolução CEPE nº 10/2015).
Aproveitamento de Estudos
O aluno que já tiver cursado em nível de graduação, com aproveitamento, disciplina equivalente em conteúdo e carga horária, poderá requerer aproveitamento de estudos naquela disciplina. O assunto está regulamentado pela Resolução CEPE nº 05/2015. Para requerer, basta protocolar o pedido na Secretaria da Faculdade, munido do Histórico Escolar e dos Programas das disciplinas cursadas na outra instituição de ensino.
Regime Especial de Estudos
Em determinadas situações de enfermidades, previstas na legislação de ensino, impedindo a locomoção do aluno até a Faculdade, pode ser concedido o Regime Especial de Estudos, sob a forma de exercícios domiciliares, desde que o aluno possua condições intelectuais de prosseguimento aos estudos e requeira o atendimento em formulário próprio nas coordenações de cursos.
REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS PARA GESTANTES (Resolução CEPE nº003/2005): Atendimento especial para alunas que estão no final da gestação e pós parto. O requerimento deverá ser protocolado nas Coordenações dos Cursos a partir do oitavo mês ou até 05 (cinco) dias após o nascimento da criança, devendo ser anexado o atestado médico indicando a data do nascimento.
Disciplinas/ Módulos Pendentes
O aluno reprovado por não ter alcançado a freqüência ou as notas mínimas exigidas repetirá a disciplina/módulo, estando sujeito, na dependência, às mesmas exigências de frequência e de aproveitamento. As aulas das dependências serão ministradas em horários especiais ou o acadêmico poderá optar por alterar sua matrícula e cursar as dependências no horário regular das aulas antes de dar prosseguimento à periodização regular de seu curso, ou ainda, cursá-las em outro turno.
É dada também a permissão para o aluno que possui pendências cursar as disciplinas/módulos pendentes em outras IES, conforme regulamentação própria da Instituição (Resolução CONSU nº 01/2015).
Monitoria
Conjunto de funções exercidas por alunos selecionados, que realizam atividades de auxílio e cooperação ao corpo docente. Regulamentada pela Resolução CEPE nº 03/2009, disponível na CAI – Central de Atendimento Integrado da Faculdade.
Estágio Supervisionado
É uma das condições obrigatórias para a integralização dos cursos. As atividades de estágio são regulamentadas para cada curso e são supervisionadas por um órgão específico. Para obter informações detalhadas sobre o estágio de cada curso, basta que o discente procure o coordenador do seu curso. As normas de estágios dos diversos cursos da Faculdade estão disponíveis nos núcleos de Estágios de cada curso, com os respectivos supervisores.
Programa de Participação em Eventos – PPDE (Resolução CONSU nº03/2002)
Consiste num programa organizado com a finalidade de apoiar e incentivar o corpo discente a participações em eventos acadêmicos para enriquecimento curricular. O Programa completo está disponível na Biblioteca.
COLAÇÃO DE GRAU
Colação de Grau e Expedição de Diploma
A colação de grau é o ato público, formal e obrigatório, pelo qual o Diretor confere o título de graduado ao aluno que concluiu integralmente o currículo pleno de seu curso e está regulamentado por Resolução própria da Faculdade.
Após a colação de grau, o formando deverá requerer na Secretaria Acadêmica a expedição e o registro do respectivo diploma. A expedição é realizada pela própria Faculdade, que encaminhará o processo de registro ao órgão próprio do MEC, autorizado para registrar diplomas.